Concurso de artes - o retorno das casinhas

.

Concurso de artes CELG 


Em 2002 participei de um concurso patrocinado pela CELG - Centrais Elétricas de Goiás com três obras e o assunto foi  sobre a energia elétrica.
Remetendo as minhas pequenas vilas bucólicas  deixadas para trás a um bom tempo, trouxe-as de volta para incorporar minha composição.
Com forte influência geométrica, preparei as telas mostrando a energia elétrica  levada aos confins dos centros rurais no interior, obras estas contendo uma forte influência da arte geométrica,  pois nessa época eu já fazia essas abstrações entrelinhas, régua, perspectiva, profundidade e volume.

Ok, não fui classificada, mas o artista participa assim mesmo, vai que a gente entra no contexto da comissão julgadora. Não ser classificada faz parte, achei importante participar e perder nunca me desestimulou, pelo contrário, mexeu com minha consciência me fazendo crer que eu poderia melhorar mais e cada vez melhor se possível, a depender unicamente de mim.

Não sei onde foi para a terceira tela. Destas que estão aqui, a primeira foi vendida para uma pessoa de Minas Gerais.

Tela com o tema sobre eletricidade -técnica mista de Elma Carneiro
A segunda tela abaixo  encontra-se no Instituto Panamericano da Visão de Goiás na sala de atendimento do Dr. Ricardo Antônio Pereira e um tempo depois teve um destino atípico para mim.
.
Tela de Elma Carneiro em técnica mista para o concurso de artes promovida pela CELG - Centrais Elétricas de Goiás
Essa mesma tela foi tema num livro de Matemática Escolar - um manual do professor - de Minas Gerais, impresso para a Rede RCE – Rede de Ensinos Educação e Valores onde é ensinado os princípios e conceitos matemáticos.

A pergunta feita aos alunos em observação as suas linhas  era a seguinte: Existem linhas paralelas nesta obra? Como você deve proceder para verificar se há paralelismo entre duas linhas?

Você pode ver melhor a página do livro clicando na imagem para redimensionar
.
Página do Livro didático sobre linhas paralelas-tela de Elma Carneiro
 


Share on Google Plus

About Elma Carneiro

"Venturis ventis"
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 Ponderações:

  1. De todos seus trabalhos esse, sem dúvida, é para mim um dos mais exótico e singular. Me leva a viajar para um outro país numa região quente típica de deserto com suas dunas de areia colorida. As cidadezinhas indicam a possibilidade de que com tecnologia consegue levar sistema de energia e água e transformar o deserto num lugar muito hospitaleiro. Se eu fosse uma das juradas nesse concurso com certeza vc teria meu voto e ganharia o prêmio!!!
    Jane Freitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jane
      Foi mesmo essa ideia que tentei transmitir na tela, que é a chegada da energia elétrica nos locais mais inóspitos e difíceis de chegar e instalar seus postes com fios da eletricidade e a alegria dos habitantes dessas pequenas cidades com os recursosdo progresso chegando aos seus lares e vida cotidiana.
      Eu também esperava uma colocação positiva com minhas ideias, mas, concursos de arte é algo as vezes é inexplicável. Em todo caso, participei com muita vontade de passar minha ideia. Concursos é assim: a gente entra para ganhar e perder. Fica sempre valendo a experiência.

      Valeu, um beijo.

      Excluir



Prezado leitor amigo, sinta-se a vontade para dar sua opinião.
Você pode comentar também como anônimo, porém, deixe seu nome no final da mensagem por favor.

Obrigada, Elma


“Assim sendo, a criação artística é um processo mental e a obra de arte está no espírito do artista”. Croce
.