Menu

Fashion Trendy
  • Drop Down

    • Abstract
    • Model
    • Techo
    • Options
  • Photography Pictures Product

    Drop Menu

    • Crystal
    • Digital
    • Graphs
    • Settings
  • Menu
    formas&cores
    • Home
    Go
    Home » cursos de arte » Margens do Córredo Botafogo » Maria Guilhermina » Noé Luiz Mota » Primeiros passos na arte » UFG » Zaia Cardoso » Inicio - meus primeiros passos pela arte

    Inicio - meus primeiros passos pela arte


    .
    .
    A excentricidade e a vaidade do artista não deve sobrepujar sua própria arte - Elma Carneiro .
    .

    No final de 1979 resolvi levar adiante um dos meus sonhos e ingressei no Instituto de Artes da Federal, me inteirar do oficio de pintar, conviver com o meio artístico, aprender, acrescentar conhecimentos.
    Havia uma boa e animada turma e cheia de expectativas começamos a ter aulas de pintura. Iniciamos pela noção de desenho com bons professores como também técnicas de pintura incluindo as de aquarelas, guache, nanquim (bico de pena), óleo sobre tela, colagem e algumas poucas aulas de escultura em terracota.
    Tive como professora de pintura a artista Zaia Cardoso da PUC Goiás dona de uma preciosa técnica de pintura a óleo, a prendi primeiros traços de bico de pena. Ali também conheci técnicas para pintura em guache.
    O único trabalho que tenho registrado dessa ocasião em meu acervo pessoal é esta tela que pintei por meio de uma fotografia que uma das minhas colegas ofereceu da casa das doceiras de Goiás Velho. Não sei qual delas era a casa citada.

    Por ingenuidade ou modéstia, minhas primeiras telas eram assinadas simplesmente com meu primeiro nome: "Elma", como se houvesse apenas uma Elma  no mundo.
    .
    Pintura feita da rua da Casa das Doceiras de Goiás Velho - Elma Carneiro
    Orientada pela professora Zaia Cardoso, a tela da Casa das doceiras - Goiás Velho

    Como toda pintura de um artista iniciante, seus trabalhos carregam traços de estilo primitivo pela inexperiência com o desenho como na distribuição das cores.
    Meu primeiro bico-de-pena

    Mais tarde com um pouco de noção com traços, pincéis e tintas, passei a frequentar a Centro de Arte Maria Guilhermina fundada pela escultora e pintora Maria Guilhermina, doutora  em Ciências das Artes – Escultura pela Universidade de Paris  em Sorbone.
    Em sua escola de artes as margens do Córrego Botafogo, eu tinha uma visão privilegiada e ampla daquele trecho pela janela da sala frente ao cavalete. Na escola, recebia pessoalmente de Maria Guilhermina  noções de pintura e muito incentivo, uma grande mulher apaixonada pelas artes.
    .
    Paisagem em óleo s/ tela  de um trecho do Córrego Botafogo de Goiânia em 1980 - prêmio de seleção do Banco do Brasil – Elma Carneiro
    Margens do Córrego Botafogo - prêmio de seleção Banco do Brasil/

    Eu tinha medo de pintar "errado", de fazer o ridículo e grosseiro, de não saber fazer as coisas certas tal meu respeito pelas artes.
    Estimulada pelo artista e professor Noé Luiz Mota fundador e construtor da Catedral das Artes, um espaço para divulgação de artes que tem como apoio do Instituto Cultural Noé Luiz da Mota em Goiânia. Noé Luiz enquanto meu professor de pinturas estimulava a total liberdade de expressão artística e foi meu grande incentivador para fazer parte de um concurso de artes inaugurando assim minha participação em coletivas.

    Noé Luiz foi quem me ensinou como pintar transparências em óleo s/ tela numa paisagem dos casarões de Goiás Velho cujo desenho foi feito in loco juntamente com nossa turma liderada por ele.

    A tela "As margens do Botafogo" que ilustra essa postagem, deu-me o prêmio de (seleção) do Banco do Brasil - Associação Atlética do Banco do Brasil - Goiânia - . Esse foi um bom começo e os caminhos começaram a se abrir para mim.
    .
    Assim se encontra hoje o córrego Botafogo - é o progresso

    Esse córrego hoje é todo canalizado, a paisagem natural desapareceu, dando lugar a prédios e a casas bem mais estruturadas. O tempo passa inexoravelmente e o progresso das cidades faz com que as paisagens mudem de aspecto. Hoje no local, toneladas de concreto escondem suas margens, a Mata Ciliar foi derrubada para dar lugar ao asfalto e da visão rústica e simples restou na minha lembrança apenas o registro dos meus pincéis. Não há mais barranco em suas margens, as garças brancas desapareceram e nem os lambaris que habitavam seu leito existem mais.

    Elma Carneiro
    .
    4 Comments
    cursos de arte Margens do Córredo Botafogo Maria Guilhermina Noé Luiz Mota Primeiros passos na arte UFG Zaia Cardoso
    sexta-feira, 15 de maio de 2015

    facebook

    twitter

    google+

    fb share

    About Elma Carneiro

    Related Posts
    < Previous Post

    4 apreciadores

    avatar
    Reply
    Anônimo delete 18 de maio de 2015 12:41

    Elma

    Estou realmente encanta com seu novo espaço e feliz em conhecer toda sua trajetória e história de vida artística. Percorri todo o site e voltei aqui para deixar meu comentário. Achei fascinante saber sobre os eventos e com certeza o lugar de destaque que você ocupou em cada um deles e seu aprendizado com grandes mestres renomados do Estado de Goiás. PARABÉNS!!!! Desejo-lhe muito sucesso nessa nova fase tão especial que transcende toda sua obra em grande estilo. Estou ansiosa para ver e conhecer seus últimos trabalhos.
    Com admiração te dou um grande beijo.

    Jane Freitas

    avatar
    Reply
    Elma Carneiro delete 18 de maio de 2015 12:46

    Jane

    Obrigada pela visita e comentário valioso
    Faço o possível para estar em sintonia com a realidade do mundo em que vivo e isso, é claro, reflete na minha arte. Espero que continue gostando do que estarei mostrando neste espaço.

    Um beijo e de novo meu agradecimento.

    avatar
    Reply
    Anônimo delete 21 de maio de 2015 22:33

    Elma,
    A assimetria e o jogo de cores que você tem dado para os seus abstratos, tem feito com que os mesmos delimitem formas, que sabemos que não é o seu propósito, muito pelo contrário, você têm uma sensibilidade bem apurada e o seu instintivo grita mais alto. eu conheço um pouco dos seus trabalhos, desde quando você fazia Arte com a artista Maria Guilhermina, na rua 3, Centro. Lembro quando você se embrenhou nas formas geométricas, isso em 1980, tenho até um trabalho seu dessa época, não só esse, tenho um Surrealismo seu, "Domínio", um cérebro dominando dois corpos, por sinal bem erótico e da sua fase inicial de Casarios, tenho "A Casa da Ponte".
    Seus trabalhos estão mais... continue, estão lindos!

    avatar
    Reply
    Elma Carneiro delete 22 de maio de 2015 16:41

    Sim, Franco, reconheço que essa assimetria por ser proposital, é percebida e ela advém do movimento da pintura em si que não requer uma linha delimitadora entre um e outro elemento, o resultado final do conjunto é que forma o todo da obra.
    É verdade, minha tendencia para o geométrico manifestou-se mais cedo embora eu fizesse outro estilo, até então, eu desenhava simultaneamente formas triangulares, quadrados e retângulos.

    Obrigada por sua presença e impressões sobre minha arte. Abraços

    ❀
    Prezado leitor amigo, sinta-se a vontade para dar sua opinião.
    Você pode comentar também como anônimo, porém, deixe seu nome no final da mensagem por favor.

    Obrigada, Elma
    ♥

    “Assim sendo, a criação artística é um processo mental e a obra de arte está no espírito do artista”. Croce
    .


    A arte começa onde a imitação acaba. Oscar Wilde


    .
    Tecnologia do Blogger.

    carl sagan


    A beleza de algo vivo não são os átomos dentro dele.
    Mas a maneira que tais átomos são postos juntos.
    O Cosmo também está em nós:
    Somos feitos da mesma matéria que as estrelas.
    Nós somos uma forma do Cosmo se autoconhecer.
    No mar do espaço
    As estrelas são outros sóis.
    Já andamos por esse caminho antes
    E há muito que aprender.

    Jung

    Salvador Dali-Geopoliticus child
    Onde se encontram minhas premissas, minhas raízes na história? [Carl Gustav Jung]

    FOLLOW ME @INSTAGRAM

    Blog Archive

    Paul klee


    KLee

    A construção de uma obra de arte

    Paul Klee diz que a arte deve revelar a essência das coisas e não a sua aparência que por ser figurativa, é uma arte objetiva, enquanto que a arte abstrata é subjetiva, porque é vista de dentro para fora. Quanto a pintura de paisagem e realismo é a representação das coisas com são vistas, sua aparência física não leva a questionamentos e descobertas pois já vem decifrada.

    _-_

    • ★
    • ★

    Kandinsky

    Quando Kandinsky escreveu o livro “O espiritual da arte”, acreditava que a pintura, como a música, deveria exprimir a “vida interior“ do artista, os mais profundos sentimentos e intuições, sem recorrer à “reprodução de fenômenos naturais". Kandinsky propôs a música como o modelo para a pintura, porque ao afastar-se da percepção quotidiana, ao suspendê-la, é capaz de reproduzir as determinações escondidas do Ser, aproximando-nos assim das mesmas coisas.

    Posição

    Pintura de - Sol Halabi
    Não vou mais contra minhas verdades

    Wim Mertens

    • Home

    Pesquisar este blog

    Translate

    vida/morte


    Quem sou eu

    Minha foto
    Elma Carneiro
    "Venturis ventis"
    Ver meu perfil completo

    Arte e a metafísica

    Arte e a metafísica

    elma


    Cidadã brasileira e entendo que o melhor lugar do mundo está dentro do nosso interior onde temos o poder de nos libertar ou aprisionar. Livre pensadora, amante da natureza, formas e cores, artista visual, curiosa sobre a vida e as coisas

    Art

    Art

    Postagem em destaque

    Forma

    Clyfford Still pintor americano e uma das principais figuras da primeira geração de expressionistas abstratos escreveu:  “As telas devem f...

    .

    About me



    About Me

    Sou uma cidadã brasileira e entendo que o melhor lugar do mundo está dentro do nosso próprio interior onde temos o poder de nos libertar ou aprisionar. Livre pensadora, amante da natureza, formas e cores, artista plástica, curiosa sobre a vida e as coisas


    ARTE - Rene Huyghe



    «O seu papel essencial, invariável, desde o princípio, tem sido servir como um dos modos de expressão do gênero humano. Existe uma linguagem da inteligência, que chegou até nós como a linguagem da palavra. A arte, entretanto, é uma linguagem do espírito, dos nossos sentimentos e da nossa natureza pensante, da nossa natureza como um todo em toda sua complexidade" Rene Huyghe .»


    ARTE - Rene Huyghe

    Pesquisar este blog

    Popular Posts

    • O primeiro homem foi um artista
      Série: LEITURA sobre artes Texto colhido do livro Teorias da Arte Moderna  de H.B. CHIPP. Barnett Newman - 1947 . Bisão da...
    • Arte-Textura com terra vermelha
      . Mista em tela com terra vermelha, acrílica- 70x60 cm - arte de Elma Carneiro - dezembro/2018 Terra vermelha usada para a textura do...
    • O feminino na minha arte figurativa
      .O feminino na minha arte figurativa Tive minha fase figurativa sempre voltada para feições humanas com uma forte tendencia as expressões ...
    • Abstração colorida
      Desenho com canetas hidrográficas no início das minhas artes em 1982 Guerras no mundo - bomba atômica  Desintegração da vida, ...
    • Inicio - meus primeiros passos pela arte
      . . A excentricidade e a vaidade do artista não deve sobrepujar sua própria arte - Elma Carneiro . . No final de 1979 resolvi lev...
    • Textura rústica, paredões da consciência
      . ElmaCarneiro - Paredão [detalhe] texturas rústicas Paredões da consciência artística - Sou uma artista que não segue padrões e sei q...
    • Arte digital - Elma Carneiro
      Feita com descontração e arte Arte digital é um trabalho ou prática artística que usa tecnologia digital como uma parte essencial do...
    • Arte - agrupando e colorindo formas
      Abstraindo...  Quando me distraio sou volátil, pensamentos fluídos, vou juntando pequenas formas, a principio dispersas e parece que há ...
    • Formas disformes e uma paisagem
      Elma Carneiro - 2015 Pintando, fazendo arte, sou uma arteira das cores e formas vindas da minha abstração ou isolamento,  distanciada d...
    • O processo criativo na arte
      Exacerbar o visual e entender sua pulsação são propriedades da arte abstrata. Mista em textura de mineral, resina, cores, branco e  ...

    Links

    Abraham Maslow


    .


    Toda arte legítima tem aceitação e compreensão universal. Toda arte com raízes no inconsciente é original. Ela é mais forte e mais poderosa que o próprio autor. Por isso muitos lamentam assim: me responsabilizo pela ideia, não pela obra. Maslow (1968)

    Adorno

    «Cada obra de arte é um instante; cada obra conseguida é um equilíbrio, uma pausa momentânea do processo, tal como ele se manifesta ao olhar atento. Se as obras de arte são respostas à sua própria pergunta, com maior razão elas próprias se tornam questões» (Adorno, 1998, p. 17)

    Cézanne

    Ainda não foi descoberto, que a natureza é mais em profundidade do que na superfície. Porque você ouvir, você pode mudar decorar a superfície, se vestir, mas você não pode tocar a profundidade sem tocar a verdade. Cézanne

    Copyright formas&cores