O feminino na minha arte figurativa

.O feminino na minha arte figurativa
Tive minha fase figurativa sempre voltada para feições humanas com uma forte tendencia as expressões subjetivas  focadas na mulher. 
Nessa época precisamente no ano de 1988 fiz uma exposição individual na Assembleia Legislativa de Goiânia  na Semana Internacional da Mulher com a presença de mulheres importantes e de destaque que discutiam a repressão às mulheres, dentre elas a sexóloga Marta Suplicy bem antes dela entrar na carreira política. Marta Suplicy abraçava a bandeira das mulheres e fazia palestras em varias Capitais do Brasil. Foi um evento importante e eu quis participar com minha linguagem, dar meu recado e da coleção de obras tenho apenas duas para registrar em fotos. A segunda foto é uma delas [do meu acervo pessoal], estou providenciando a outra que esta em Fortaleza-CE e devo acrescentá-la brevemente junto a postagem. O tema foi sobre a repressão das mulheres na América Latina demonstrada na suas fisionomias, brotando das telas seu inconsciente reprimido de vozes caladas, lágrimas estancadas.


O colunista Arthur Rezende escreveu em sua página no jornal O Popular a seguinte nota:
.

A arte de Elma


A artista plástica Elma Carneiro expôs telas no salão da Assembléia Legislativa de Goiás durante as comemorações da Semana Internacional da Mulher. No conjunto de obras, Elma aborda o tema da mulher com muita seriedade, num estilo onde o supérfluo do modismo é eliminado, indo direto ao aspecto analítico numa perfeita coerência com a bela arte.
Trata-se de um trabalho de formas realistas, em linguagem emergida do surrealismo, o que certamente exige do observador um bom relacionamento com o que seja arte e, portanto, e mais ainda um bom tato para a leitura pictórica. Confiram.
.
A noiva- óleo s/tela - Elma Carneiro. Uma noiva que entra na igreja mde costas para o altar
Noiva entrando de costa para o altar (?)
Mulheres olhando para um  mesmo ponto - óleo s/tela - Elma Carneiro
Uma das obras expostas da expo da Assembléia Legislativa de Goiás - Mulheres vislumbrando melhores perspectivas no mundo machista
Mulheres oprimidas num mundo machista, luto moral - Elma Carneiro
Mulheres da mesma mostra na Assembléia Legislativa de Goiás
Um seio de mulher, óleo s/tela de Elma Carneiro
Madre - simbolo sexual ou da mãe que alimenta o filho (/)
.
Share on Google Plus

About Elma Carneiro

"Venturis ventis"
    Blogger Comment
    Facebook Comment

7 Ponderações:

  1. Que beleza
    Luciana

    ResponderExcluir
  2. Seios jovens, fartos de sensualidade, tão singelo quanto natural...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alyssa

      Os seios de uma mulher de onde vem o alimento que sustenta a vida quando nascemos e também é um dos mais belos símbolos de feminilidade, poesia e erotismo que existe, pela beleza e prazer que eles proporcionam.

      Bjoo

      Excluir
  3. Mulheres!!!!! Foi para comemorações do Dia da Mulher!!!!! Tenho lembranças da Martha Suplicy aqui na Assembléia. Quem comprou seu terceiro quadro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jane

      O terceiro quadro está em Fortaleza e foi comprado pelo Dr. José Joaquim Frota de Almeida dono e diretor Geral da Clínica Trajano Almeida e sua esposa, a psicóloga Mércia Cristian Sousa de Almeida, pelo qual tenho muito orgulho de ter uma obra minha em seu acervo, um privilégio para mim.

      Um beijoo

      Excluir



Prezado leitor amigo, sinta-se a vontade para dar sua opinião.
Você pode comentar também como anônimo, porém, deixe seu nome no final da mensagem por favor.

Obrigada, Elma


“Assim sendo, a criação artística é um processo mental e a obra de arte está no espírito do artista”. Croce
.