Abstração na arte digital


Arte digital


Usando ferramentas artísticas de dois softwares mais relevantes da computação gráfica com os quais tenho alguma intimidade mesmo que limitado, ao criar minhas formas subjetivas vou alternando vários efeitos com os filtros artísticos como pincéis, espátula, aquarela ou até mesmo em afresco e mais outros tantos recursos até chegar numa conclusão dentro do espaço bidimensional.
Não sigo regras porque minha arte não representa objetos da visão externa ou material mas, da natureza posso roubar suas cores, mesmo porque elas não existem materialmente, estão na nossa percepção visual, não possuem corpo, peso e correspondem à interpretação que nosso cérebro dá a certo tipo de radiação eletro-magnética recebida pelas células dos nossos olhos.
O resultado é quando sinto que estou em coerência na minha forma de expressar por meio da linguagem abstrata pois a arte digital também é feita sob processo criativo como se tivesse em mãos um pincel impregnado de tintas.  


A pintura se aproxima da condição da música, que, segundo Aristóteles, é o mais direto e portanto o mais subjetivo meio de expressão, tendo pouquíssimo a ver com a representação da realidade exterior. O ganho que ajuda a neutralizar a perda acarretada pela restrição da pintura e da escultura ao subjetivo reside na necessidade em que se vê a pintura de se tornar, em compensação, ainda mais sensível, sutil e variada e, ao mesmo tempo mais disciplinada, e objetivada por seu meio físico. Nenhum imperativo categórico obriga a arte a corresponder ponto por ponto as tendências principais da sua época. Os artistas farão tudo que puderam a partir disso, e tudo o que puderem fazer não está determinado de antemão... Boas paisagens, naturezas mortas e torsos continuaram a ser produzidos. Parece-me contudo – e a conclusão é imposta pela observação não pela preferência -, que a arte pictórica mais ambiciosa e vigorosa destes tempos é abstrata ou segue nessa direção. Clement Greenberg

Mais da minha arte digital, para ver clica na imagem
.
.

  . 
.
 .
 .
Share on Google Plus

About Elma Carneiro

"Venturis ventis"
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Ponderações:

Postar um comentário



Prezado leitor amigo, sinta-se a vontade para dar sua opinião.
Você pode comentar também como anônimo, porém, deixe seu nome no final da mensagem por favor.

Obrigada, Elma


“Assim sendo, a criação artística é um processo mental e a obra de arte está no espírito do artista”. Croce
.