Faço a geometria abstrata desde que comecei a conhecer a arte do
construtivismo russo, um movimento que modificou completamente certos conceitos artísticos depois da segunda década do século XX.
Com isso, a arte começou a ganhar uma nova linguagem mais moderna voltada para expressões do subjetivo , o que fez com que essa arte alcançasse compreensão universal porque não apresentava e nem retratava o individual das pessoas como fazia o expressionismo, cubismo, surrealismo e outras denominações que representavam o lado interior ou particular das pessoa ou da sociedade.
A abstração representa o desgarramento de causas sociais, pessoais ou religiosas em prol da arte propriamente dita em sua pureza, focada na criação do artista vindo de formas extraídas dentro de si por sua própria capacidade intelectual e criativa livre de toda e qualquer motivação exterior fazendo com que essa arte tenha alcance e compreensão numa visão universal porque sai do campo individual ou pessoal, um mundo perigoso pelas complexidades por suas características objetivas.
No mundo atual onde a tecnologia domina várias áreas da vida, é claro que nossa mentalidade está evoluindo até no entendimento dos traços abstratos do homem e elas certamente passam a apreciar uma arte mais voltada para a criação racional sem muitos permeios sem nenhuma objetividade embutida ou determinada tendo como alvo a observação voltada para a beleza das formas, harmonia e estética. Isto para mim é o verdadeiro papel da arte.
E viva a arte expressada na criação da intuição natural.
Elma Carneiro
.
segunda-feira, 14 de setembro de 2015
Related Posts