Arte pela arte (ars gratia artis)

.

Arte abstrata

.

Uma arte que oferece a liberdade ao observador de interpretar a obra, assim como oferece ao artista a oportunidade de se expressar de maneira original e espontânea.

.
Traços espontâneos num momento de abstração sem apego ao mundo exterior  sugere o início de uma arte feita com raciocínio e emoção.  - lápis de cor aquarelável
Arte pela arte (ars gratia artis) é uma teoria que postula a autonomia da arte, isto a noção de que a arte deve ter como único objetivo proporcionar prazer estético, alheando-se de quaisquer outros fins ou valores. Embora se possa afirmar que a ideia da autonomia da arte radica, em última análise, na Poética de Aristóteles (uma obra em que se não contemplam propósitos didáticos para o fenômeno estético), é a partir dos finais do séc. XVIII que ela surge plenamente consciencializada. 
A partir dessa década, falar de Arte pela Arte significa falar de esteticismo.

Entende-se por arte abstrata a arte visual que não representa nenhum objeto concreto, apenas uma ideia ou conceito. É a exteriorização da arte, do artista e da concepção artística. Chamado de abstracionismo, e surgido no início do seculo XX, este estilo brinca com as cores e formas para dar significado à ideia sugerida pela artista, ficando a interpretação da obra uma escolha individual.

A arte abstrata oferece a liberdade ao observador de interpretar a obra, assim como oferece ao artista a oportunidade de se expressar de maneira original e, muitas vezes, misteriosa. A relação entre cor, forma, superfícies, linhas e traçados é forte neste estilo, sendo o trabalho "não representacional", surge da influência das vanguardas europeias que recusaram a estética clássica das escolas de arte. A arte abstrata sintetiza os elementos da realidade natural numa forma figurativa, fugindo da exatidão nos traços. O abstracionismo divide-se em duas tendências: Abstracionismo lírico (expressivo) e Abstracionismo geométrico.

Primeiras pinceladas nascidas da intuição criativa
O inicio de uma obra de arte nas primeiras pinceladas  de uma tela  abstrata
As formas e as cores vão se desenvolvendo conforme a criatividade do artista - tela de Elma Carneiro
A Arte Abstrata é uma forma de arte que não busca nem demonstra o mundo que está ao nosso redor. São obras que não representam objetos reconhecidos. A arte abstrata refere-se especialmente às formas de arte do século XX, quando a ideia da arte como imitação da natureza foi abandonada...
.


.
.
Share on Google Plus

About Elma Carneiro

"Venturis ventis"
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Ponderações:

Postar um comentário



Prezado leitor amigo, sinta-se a vontade para dar sua opinião.
Você pode comentar também como anônimo, porém, deixe seu nome no final da mensagem por favor.

Obrigada, Elma


“Assim sendo, a criação artística é um processo mental e a obra de arte está no espírito do artista”. Croce
.