 |
Arte abstrata: Formas cores e nada mais - Mista s/tela, fevereiro de 2016 - Elma Carneiro |
O mundo é geométrico e suas formas podem ser vista também sob contornos abstratos quando observada a essência da sua formação primária e original independente de influências exteriores ou ideias particulares e objetivas. Quando o artista se inspira na natureza, nada é indecifrável, tudo é revelado, pois é uma questão do ângulo de visão, observação e percepção.
Lembrando bem Paul Klee: "A arte não reproduz o visível, mas torna-o visível".
Esse é o verdadeiro sentido dessa frase do artista, as vezes confundida e mal interpretada.
▼▲▼▼▲▲
«Só identificamos visualmente uma forma por meio da luz e a luz é identificada apenas pela forma; posteriormente, vemos que a cor é um efeito da luz em relação à forma com sua textura. Na natureza, a luz cria a cor; na pintura, a cor cria a luz. Na pintura sinfônica, a cor é o verdadeiro veículo da construção. "Quando a cor é rica, a forma será plena". Esta declaração de Cézanne serve de norma para os pintores.
A luz deve surgir de dentro, valendo-se das propriedades intrínsecas que as relações de cor oferecem. A iluminação não deve vir do exterior, criada por efeitos superficiais. Quando ela brota de dentro para fora, a superfície pintada respira, pois as relações de intervalo que regem o todo a tornam oscilante, cheia de múltiplas vibrações».
Conceitos da Arte Moderna - Hans Hofmann — Pintor germano-americano e professor teórico.
segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016
Related Posts