Cada artista é uma ilha


.
O tema não tem grande importância para um bom pintor – apenas fornece a ele a oportunidade de pintar relações significantes da cor e forma. O pintor não é mais a única pessoa que pode representar o nosso mundo “como o vemos”. O fotógrafo pode fazer isso melhor e mais rapidamente e pode fazê-lo também em cores. Daí a representação das coisas pode ser frequentemente deixada ao fotógrafo". Jan Tschichold

.
Mista s/tela - detalhe - Elma Carneiro 06/2016
Traços - mista s/tela - detalhe - Elma Carneiro 06/2016
Cada artista tem uma linguagem que define uma forma de expressão que nasce do inconsciente durante seu processo criativo em momentos de introspecção sensorial. Esse é o sentido das palavras de Jan Tschichold deixando claro que o papel de um artista está todo focado no seu interior e ele deve sentir-se livre para criar suas próprias formas sem apelar às coisas que seus olhos veem e sim como ele sente porque a arte abstrata como linguagem contemporânea não mais representa as coisas como vimos com nossos olhos.

A forma de expressão revela nossa subjetividade, nossos temas brotam do exercício mental e emocional sem nenhuma interferência do mundo exterior ou visual. Uma arte abstrata não carrega influências externas para se expressar, ela faz parte da nossa personalidade. Cada ser humano é único, nossa mente também é como as impressões digitais, porém para um artista essas impressões são voltadas às nossas ondas cerebrais, por isso a obra desse artista contém formas personalizadas, essa é a premissa.
Para entender essa diversidade precisamos ter uma visão liberta de conceitos. Não há nada mais emotivo e diversificado vindo desse leque de opções, ele é riquíssimo e infinito, cada obra é única e para se inteirar dessa diversidade precisamos ter uma visão liberta de conceitos, por isso ela pode parecer monótona por exigir de nós uma maior concentração na sua leitura.
ElmaCarneiro


Share on Google Plus

About Elma Carneiro

"Venturis ventis"
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Ponderações:

Postar um comentário



Prezado leitor amigo, sinta-se a vontade para dar sua opinião.
Você pode comentar também como anônimo, porém, deixe seu nome no final da mensagem por favor.

Obrigada, Elma


“Assim sendo, a criação artística é um processo mental e a obra de arte está no espírito do artista”. Croce
.