Criatividade e técnica


ElmaCarneiro –paisagem, técnicas e texturas-09/2017
Paisagem, técnica mista c/ texturas-09/2017-Elma Carneiro
Criatividade e necessidade

Fayga Ostrower afirma que o homem cria, não apenas porque quer, ou porque gosta, e sim porque precisa; ele só pode crescer enquanto ser humano coerentemente, ordenando, dando forma, cri-ando: “o homem elabora o seu potencial criador através do trabalho. É uma experiência vital. Nela o homem encontra sua humanidade ao realizar tarefas essenciais à vida humana e essencialmente humanas. A criação se desdobra no trabalho porquanto este traz em si a necessidade que gera as possíveis soluções criativas. Nem a arte existiria se não pudéssemos encarar o fazer artístico como trabalho, como um fazer intencional produtivo e necessário que amplia em nós a capacidade de viver. Retirando à arte o caráter de trabalho, ela é reduzida a algo de supérfluo, enfeite talvez porém prescindível à existência humana”.

Para que, entretanto, o homem possa, nesse segundo momento, colocar o seu potencial criativo na forma de sobrevivência e evolução pelo trabalho, é necessária a técnica. Esta possibilita a reprodução do trabalho, a continuidade deste. Neste sentido, a criatividade precisa da técnica para ser transformada em trabalho e Nachmanovitch ressalta isto: “quando a técnica se oculta no inconsciente, revela esse mesmo inconsciente. A técnica é o veículo capaz de trazer à tona o material inconsciente contido no mundo onírico e mítico para que ele possa ser visto, falado ou cantado”.

Para se fazer qualquer coisa com arte é preciso adquirir técnica, mas Nachmanovitch torna claro que nós criamos por meio de nossa técnica, e não com ela.

Introdução à criatividade - Marcos Nicolau


Share on Google Plus

About Elma Carneiro

"Venturis ventis"
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Ponderações:

Postar um comentário



Prezado leitor amigo, sinta-se a vontade para dar sua opinião.
Você pode comentar também como anônimo, porém, deixe seu nome no final da mensagem por favor.

Obrigada, Elma


“Assim sendo, a criação artística é um processo mental e a obra de arte está no espírito do artista”. Croce
.