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    Home » arte abstrata » consciência artística » ElmaCarneiro » Giovanni Strazza » textura rústica » Textura rústica, paredões da consciência

    Textura rústica, paredões da consciência

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    Tela de ElmaCarneiro  com textura rústica, usando poucas cores em pigmentos flídos
    ElmaCarneiro - Paredão [detalhe] texturas rústicas
    Paredões da consciência artística - Sou uma artista que não segue padrões e sei que o novo perturba a ordem conceitual aplicada de cada grupo no seu tempo, daí tantos ismos, é mais confortável andar aparelhado eu sei, mas, vou seguindo minha caminhada. Preciso urgente sair da mesmice, mesmo que para isso esteja afastada socialmente do rabanho, mas é para buscar e depurar minha individualidade nos momentos de criação. 
    Estou quase que literalmente com a "mão na massa" na matéria prima usando dela como recurso para expressar o que quero e vou moldando de acordo com meu progresso. Difícil é fazer da dureza do material um trabalho que emita leveza, mas a gente vai se adaptando e a arte vai brotando como uma flor no asfalto.
    Quando a arte se instala tudo ameniza como nas esculturas em mármore que podem exprimir uma estrema leveza, porém não é meu propósito chegar a tamanha suavidade figurada como nesta imagem do escultor italiano Giovanni Strazza, mesmo porque a temática do meu trabalho é mais espiritual. 
    Os paredões que construo me servem de fortaleza e nessa purgação voluntária brota a inspiração.

    "Temos de aproveitar o melhor do pior. Qualquer obra artística começa a partir de um material específico e temos, por conseguinte, de estudar primeiro as características desse material. Para tal, em primeiro lugar temos de experimentar simplesmente – sem tentar produzir algo. Por ora, concentremo-nos na técnica, não na beleza. A complexidade da forma depende do material com o qual trabalhamos. Não se esqueçam que muitas vezes se obtém muito fazendo menos. Os nossos estudos devem inspirar o pensamento construtivo [...] Josef Albers, conforme Droste (1992: 141)".


    .
    arte abstrata consciência artística ElmaCarneiro Giovanni Strazza textura rústica
    sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

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    A beleza de algo vivo não são os átomos dentro dele.
    Mas a maneira que tais átomos são postos juntos.
    O Cosmo também está em nós:
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    Nós somos uma forma do Cosmo se autoconhecer.
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    Já andamos por esse caminho antes
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    A construção de uma obra de arte

    Paul Klee diz que a arte deve revelar a essência das coisas e não a sua aparência que por ser figurativa, é uma arte objetiva, enquanto que a arte abstrata é subjetiva, porque é vista de dentro para fora. Quanto a pintura de paisagem e realismo é a representação das coisas com são vistas, sua aparência física não leva a questionamentos e descobertas pois já vem decifrada.

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    Quando Kandinsky escreveu o livro “O espiritual da arte”, acreditava que a pintura, como a música, deveria exprimir a “vida interior“ do artista, os mais profundos sentimentos e intuições, sem recorrer à “reprodução de fenômenos naturais". Kandinsky propôs a música como o modelo para a pintura, porque ao afastar-se da percepção quotidiana, ao suspendê-la, é capaz de reproduzir as determinações escondidas do Ser, aproximando-nos assim das mesmas coisas.

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    Arte e a metafísica

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    Cidadã brasileira e entendo que o melhor lugar do mundo está dentro do nosso interior onde temos o poder de nos libertar ou aprisionar. Livre pensadora, amante da natureza, formas e cores, artista visual, curiosa sobre a vida e as coisas

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    «O seu papel essencial, invariável, desde o princípio, tem sido servir como um dos modos de expressão do gênero humano. Existe uma linguagem da inteligência, que chegou até nós como a linguagem da palavra. A arte, entretanto, é uma linguagem do espírito, dos nossos sentimentos e da nossa natureza pensante, da nossa natureza como um todo em toda sua complexidade" Rene Huyghe .»


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    Metafísica é uma palavra com origem no grego e que significa "o que está para além da física". É uma doutrina que busca o conhecimento da essência das coisas.

    Minha busca na arte é de um absoluto metafísico - "o que está para além da física". É uma doutrina que busca o conhecimento da essência das coisas.


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    Toda arte legítima tem aceitação e compreensão universal. Toda arte com raízes no inconsciente é original. Ela é mais forte e mais poderosa que o próprio autor. Por isso muitos lamentam assim: me responsabilizo pela ideia, não pela obra. Maslow (1968)

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    «Cada obra de arte é um instante; cada obra conseguida é um equilíbrio, uma pausa momentânea do processo, tal como ele se manifesta ao olhar atento. Se as obras de arte são respostas à sua própria pergunta, com maior razão elas próprias se tornam questões» (Adorno, 1998, p. 17)

    Cézanne

    Ainda não foi descoberto, que a natureza é mais em profundidade do que na superfície. Porque você ouvir, você pode mudar decorar a superfície, se vestir, mas você não pode tocar a profundidade sem tocar a verdade. Cézanne

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