.
 |
ElmaCarneiro - Paredão [detalhe] texturas rústicas |
Paredões da consciência artística - Sou uma artista que não segue padrões e sei que o novo perturba a ordem conceitual aplicada de cada grupo no seu tempo, daí tantos ismos, é mais confortável andar aparelhado eu sei, mas, vou seguindo minha caminhada.
Preciso urgente sair da mesmice, mesmo que para isso esteja afastada socialmente do rabanho, mas é para buscar e depurar minha individualidade nos momentos de criação.
Estou quase que literalmente com a "mão na massa" na matéria prima usando dela como recurso para expressar o que quero e vou moldando de acordo com meu progresso. Difícil é fazer da dureza do material um trabalho que emita leveza, mas a gente vai se adaptando e a arte vai brotando como uma flor no asfalto.
Quando a arte se instala tudo ameniza como nas esculturas em mármore que podem exprimir uma estrema leveza, porém não é meu propósito chegar a tamanha suavidade figurada como
nesta imagem do escultor italiano
Giovanni Strazza, mesmo porque a temática do meu trabalho é mais espiritual.
Os paredões que construo me servem de fortaleza e nessa purgação voluntária brota a inspiração.
"
Temos de aproveitar o melhor do pior. Qualquer obra artística começa a partir de um material específico e temos, por conseguinte, de estudar primeiro as características desse material. Para tal, em primeiro lugar temos de experimentar simplesmente – sem tentar produzir algo. Por ora, concentremo-nos na técnica, não na beleza. A complexidade da forma depende do material com o qual trabalhamos. Não se esqueçam que muitas vezes se obtém muito fazendo menos. Os nossos estudos devem inspirar o pensamento construtivo [...] Josef Albers, conforme Droste (1992: 141)".
.
sexta-feira, 15 de dezembro de 2017
Related Posts