A beleza de algo vivo não são os átomos dentro dele. Mas a maneira que tais átomos são postos juntos. O Cosmo também está em nós: Somos feitos da mesma matéria que as estrelas. Nós somos uma forma do Cosmo se autoconhecer. No mar do espaço As estrelas são outros sóis. Já andamos por esse caminho antes E há muito que aprender.
Jung
Salvador Dali-Geopoliticus child
Onde se encontram minhas premissas, minhas raízes na história? [Carl Gustav Jung]
Paul Klee diz que a arte deve revelar a essência das coisas e não a sua aparência que por ser figurativa, é uma arte objetiva, enquanto que a arte abstrata é subjetiva, porque é vista de dentro para fora. Quanto a pintura de paisagem e realismo é a representação das coisas com são vistas, sua aparência física não leva a questionamentos e descobertas pois já vem decifrada.
Quando Kandinsky escreveu o livro “O espiritual da arte”, acreditava que a pintura, como a música, deveria exprimir a “vida interior“ do artista, os mais profundos sentimentos e intuições, sem recorrer à “reprodução de fenômenos naturais".
Kandinsky propôs a música como o modelo para a pintura, porque ao afastar-se da percepção quotidiana, ao suspendê-la, é capaz de reproduzir as determinações escondidas do Ser, aproximando-nos assim das mesmas coisas.