Paredão de cores
 |
Cores em tinta acrílica, - #ElmaCarneiro |
Kandinsky e a tese de Worringer sobre a
empatia na arte
 |
Kandinsky e Worringer |
Em 1909 já morando em Paris, Kandinsky compra uma casa na pequena Murnau, e começa a participar de diversas exposições, onde entra em contato com o Fauvismo e o Cubismo e seu estilo revela a influência fauve, na escolha das cores vibrantes e nas grandes áreas coloridas com pouca ou nenhuma modulação tonal.
Foi quando Kandinsky amplia seus conhecimentos lendo a fundamental tese de doutoramento de
Wilhelm Worringer, Abstraktion und Einfühlung (Abstração e Empatia), de 1907, considerada a primeira (e mais importante) elaboração teórica sobre a validade estética da arte abstrata.
A tese de Worringer sobre a arte abstrata parte da análise das relações entre o ser humano e a natureza. O autor afirma, grosso modo, que há duas grandes tendências na experiência humana no confronto com o mundo natural. Uma, pacífica, vê na natureza a fonte tranquila dos recursos vitais. A natureza é a Grande Mãe que tudo dá e, com ela, o ser humano desenvolve uma empatia que se revela através de uma arte que reproduz com maior ou menor justeza o que se vê no mundo natural. A segunda tendência, ao contrário, é conflituosa.
A natureza é fonte, principalmente, de apreensões e de temores. O ser humano vive sacudido pelo pânico de ser devorado por algum animal ou lançado aos ares por algum cataclismo.
A arte que este ser humano produz é uma arte que nega o mundo natural, que se afasta dele através da abstração.
.
domingo, 15 de abril de 2018
Related Posts