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    Home » art de Elma Carneiro » arte abstrata » Detalhes » interface » Wassily Kandinsky » Arte Abstrata: uma comunicação peculiar

    Arte Abstrata: uma comunicação peculiar


    Arte abstrata; comunicação; cognição; sentimento; audiovisual.

    Arte abstrata de Elma Carneiro - Goiânia-GO
    Mista com texturas de minerais, resina, pigmentos secos, Expressionismo abstrato - arte instintiva - livre -  04/08/2020 
    Se a arte, nela mesma, é uma interface da comunicação, a arte abstrata é uma interface especial da comunicação, porque obriga criadores e fruidores a realfabetizarem-se visualmente e a familiarizarem-se com uma inusitada articulação ótica. 

    Educa, também peculiarmente, para o aguçamento dos sentidos, para um mental mais elaborado, para uma maneira de ver a própria arte, para uma forma de, mais amplamente, visualizar e pensar o mundo, de uma vez que na arte abstrata os reconhecimentos da realidade são inexistentes e inessenciais. É um meio de expressão e comunicação que se pode considerar exótico, sobretudo quando de seu surgimento em 1910 por Wassily Kandinsky. 

    Ela é geradora de uma emissão plural de signos. Os recursos icônicos da arte abstrata tendem a ser “subversivos” por conta da extinção da realidade fenomênica e reconhecível. O cerne de sua natureza é procurar caminhos de inconformidade e ruptura.
    O que comunica, exata e corretamente, na arte abstrata, é a ordem matemática, a qual Kandinsky se refere. O receptor necessita, portanto, desenvolver repertório específico para entender e interpretar esta ordem lógica. Assim, a comunicação acontecerá dentro de cunho científico e não somente emocional como sempre se estabelece com a arte e, principalmente, com a arte abstrata. Não sabendo codificá- la corretamente, não sabendo comunicar-se adequadamente com ela, o fruidor vocifera banalidades sentimentais, relações emocionais e invencionalidades empíricas sem conta.
    Nada é fortuito. Nada é aleatório. Nada é arbitrário no abstracionismo, embora pareça. As cores, com sua musicalidade própria, tem um lugar certo para serem colocadas no suporte, de acordo com as intenções do artista. Alteração de lugar, representa alteração de força; alteração de força, representa alteração de energia; alteração de energia, representa alteração de tensão; e assim sucessivamente, para com o volume, a atração, o equilíbrio. É aí que se situam as diferenciações de valor, de beleza e de fealdade da pintura abstrata (neste caso: a expressão pictural no suporte bidimensional), ou seja, não estamos tratando da escultura abstrata, apesar de, as relações serem as idênticas para ela. Portanto, dizer que os valores são sempre iguais em toda e qualquer abstração, não é verdade e não faz nenhum sentido. Um vermelho entrecortado de amarelo, por exemplo, situado à direita baixa do quadro, não gera as mesmas sensações visuais, sentimentais,  emocionais, tão pouco estão sujeitos aos mesmos princípios de raciocínio, quando em seu lugar, estiver um azul com sobreposições de marrom, por exemplo: são outras as forças, são outras as energias, são outras as tensões, são outros os equilíbrios e, consequentemente, é outra a empatia, o maior ou o menor encantamento aos olhos do observador.
    Arte abstrata de Elma Carneiro - Goiânia-GO
    Texturas de minerais, resina, tinta acrílica, pigmentos líquidos,  criação, Expressionismo abstrato - 13/08/2020 

    Kandinsky aduz:
    «... século XX – aparecimento de uma nova síntese [...], início do emprego dos elementos. Avaliação cada vez mais consciente das forças intrínsecas da imagem, tensões. A materialização da imagem é considerada portadora de uma força interior e digna de um novo raciocínio. A força só é importante e significativa vista deste ângulo” (KANDINSKY: 1987, 37)» 
    Muitas vezes, a comunicação no abstracionismo degenera-se ou nem chega a acontecer, por incompetência do próprio receptor que emite manifestações assim levianas sobre ela: “não entendo nada desta coisa”, “a arte morreu”, “como chamar este monte de cores e matérias juntas de arte?”, “até meu filho de um ano faz”, “é um borrão só”, e outras tantas verborragias tolas. Isto prova uma carência de instrumentais intelectivos de análise, para a correta leitura da abstração. 

    Ora, a falta de repertório conduz a uma comunicação truncada, incompetente, apenas empírica, e consequentemente a uma educação para o olhar, para a cognição e para o pensar a arte, desconectados de sentido e significado. Nestes casos, ao invés da arte abstrata comunicar propondo novos padrões estéticos, deseduca, e o sujeito fica “cobrando” da obra, elementos reconhecíveis: pessoas, paisagens, céus estrelados, mares, montanhas, florestas, terras, ambientes internos, naturezas mortas, etc... Ele quer tudo identificável, exigido por seu imaginário comum, sente-se mais seguro diante do que reconhece, porque pode, inclusive, dominar. Teme o que não está ao alcance de sua consciência. Ele quer “ter certezas”, como as imagens eternizadas através da fotografia: quanta perfeição! Quanta clareza! Que imitação absolutamente exata da realidade! Daí a tranqüilidade...

    Mas a arte que destitui o real conhecido substituindo-o pelo virtual desconhecido, perde em valor? Jamais! São outros valores a se impor, outras interpretações, outros julgamentos, outras circunstâncias de criação, outras poéticas plásticas, outras diretrizes estéticas. 

    Vai Continuar ⇢ ⇢ ⇢
    art de Elma Carneiro arte abstrata Detalhes interface Wassily Kandinsky
    quarta-feira, 19 de agosto de 2020

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    Quando Kandinsky escreveu o livro “O espiritual da arte”, acreditava que a pintura, como a música, deveria exprimir a “vida interior“ do artista, os mais profundos sentimentos e intuições, sem recorrer à “reprodução de fenômenos naturais". Kandinsky propôs a música como o modelo para a pintura, porque ao afastar-se da percepção quotidiana, ao suspendê-la, é capaz de reproduzir as determinações escondidas do Ser, aproximando-nos assim das mesmas coisas.

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    Cidadã brasileira e entendo que o melhor lugar do mundo está dentro do nosso interior onde temos o poder de nos libertar ou aprisionar. Livre pensadora, amante da natureza, formas e cores, artista visual, curiosa sobre a vida e as coisas

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